Traduzir

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Origami- um pouco de matemática e arte!!!

                                        

Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objectos com dobras geométricas, sem cortar ou colar o papel.
O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar representações complexas.
Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampados diferentes, no qual se vão realizando dobragens, prosseguindo-se sem cortar o papel.
Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), foi menos rígido com essas convenções, permitindo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada ( rectangular, circular, …).
Existe muita Matemática implícita no Origami, pois a sua prática e estudo envolve vários tópicos de relevo da Matemática. E ao perceber isso a Matemática veio contribuir e possibilitar um maior desenvolvimento desta arte. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.
De seguida, ficam algumas sugestões de construções de origamis, muito simples …
Segue atentamente todos os passos que te são dados!










Sem comentários:

Enviar um comentário