Uma função é uma relação especial, que é definida da seguinte maneira: sejam dois conjuntos A e B, tais que para todo elemento x pertencente a A, haja uma correspondência de um elemento y pertencente a B. Essa correspondência é a função: a associação, definida de algum modo, entre todos os elementos de um conjunto e os elementos de outro conjunto.
A função que associa um elemento x a outro valor pode ser indicada por f(x). O aparecimento de x na simbologia da função não ocorre por acaso, uma vez que o valor f(x) depende de x. Por isso mesmo, x é chamada variável independente e f(x) (ou y) é chamada de variável dependente. Matematicamente a função é definida:
-
- , ou mais simplificadamente,
Um exemplo de função: dado o conjunto dos números naturais, uma função pode associar cada número ao seu quadrado. Assim, essa função assumiria os valores: { 1,4,9,16,... }.
Uma função pode, na verdade, associar mais de um conjunto a outro; podem haver diversas variáveis independentes. Por exemplo: uma função pode tomar dois valores inteiros e expressar sua soma:
No entanto, neste livro será dada mais atenção às funções de uma variável, apenas. São duas características da função enquanto relação:
- há correspondência unívoca entre um elemento e o valor associado a ele pela função: isso significa que para cada valor assumido pela variável independente (x), há um único valor da variável dependente (y) associado pela função. Consequentemente, se t = f(x) e w = f(x), então t = w.
- a correspondência é total, ou seja, um valor assumido pela variável dependente estará associado para todo valor possível de ser assumido pela variável independente.
A tabela a seguir mostra dois exemplos de relações que não são funções:
Nesse caso, um mesmo elemento (3) do domínio X aparece associado a dois elementos do contradomínio Y (c,d). | Aqui a correspondência não é total: falta um valor associado a 1. |
Já o diagrama a seguir representa uma função:
Duas funções f(x) e g(x) são ditas iguais (f = g) se e somente se para cada valor de x no domínio D, f(x) e g(x) assumam o mesmo valor:
-
- Relações que estabeleçam dependência entre os elementos de dois conjuntos são denominadas funções.Um exemplo clássico de função é a do salário de vendedores que ganham por comissão:Existe um valor fixo que o vendedor ganha mesmo se não conseguir vender nada naquele mês e uma comissão, que depende da quantidade de vendas que o vendedor realizou. Por exemplo:
Vendas Comissão por venda Valor Fixo Salário 0 55 300 300 1 55 300 355 2 55 300 410 ... ... ... ... Da tabela acima podemos construir uma relação entre as vendas e o salário do vendedor:E com isso, construímos um gráfico que relaciona vendas a salário, onde verifica-se que:- O salário depende das vendas.
- O salário é uma função das vendas.
- Ao aplicar uma função em um dado conjunto , cada elemento deste deverá ter como correspondente um elemento em um dado conjunto .Ao conjunto denomina-se domínio da função, sendo seus elementos denominados abcissas, e ao conjunto denomina-se contra-domínio, sendo seus elementos denominados ordenadas ou imagens, quando estas se correlacionarem a um elemento de .
Ou seja:Dados dois conjuntos e não vazios, dizemos que a relação f de em será função se, e somente se,- .
(Para qualquer x pertencente a D existe um y pertencente a C tal que o par ordenado (x,y) pertence à função f)- Obs : Para cada , deve haver apenas um
- Existem várias maneiras de se representar funções.Abaixo você pode ver as três mais comummente utilizadas, sendo a primeira a predominante.As representações abaixo são de uma função em relação a seu domínio e contra-domínio.Há também as representações por sua fórmula algébrica em relação a sua imagem, como a seguir:.
- As condições básicas de existência são:
- Todo e qualquer elemento do domínio deve possuir uma única imagem no contra-Domínio.
- Caso a equação algébrica da função contenha uma fracção, seu denominador deve ser diferente a 0 (zero).
- Caso a equação algébrica da função possua uma raiz de índice par, para que seu resultado pertença aos Reais, o radicando deve ser maior ou igual a 0 (zero).
- Caso essa mesma raiz esteja no denominador de uma fracção, o radicando deve ser estritamente maior que 0 (zero).
- Caso o índice dessa raiz seja um número ímpar, a única restrição é que o radicando seja diferente de 0 (zero).
Com isso, cada função deverá ter suas restrições particulares, mas sempre obedecendo as gerais acima. Algumas regras não são aplicáveis a funções com contradomínio Complexo. Domínio, contradomínio e imagem:
São três conjuntos especiais associados à função. O domínio é o conjunto A do exemplo dado no início deste capítulo: contém todos os elementos x para os quais a função deve ser definida. Já o conjunto B do exemplo é o contradomínio: o conjunto que contém os elementos que podem ser relacionados a elementos do domínio.Também define-se o conjunto imagem como o conjunto de valores que efectivamente f(x) assume. O conjunto imagem é, pois, sempre um subconjunto do contradomínio.Por exemplo, suponha a função que associa um elemento do domínio D = { 1,2,3,4,5 } a uma vogal ordenada no alfabeto.-
- O domínio, já especificado, é
- O contradomínio é
- A imagem é
Gráfico Cartesiano
- Abcissa
- Todo e qualquer elemento do domínio.
- Ordenada
- Todo e qualquer elemento do conjunto imagem.
- Gráfico em Plano Cartesiano da função
- Representação de todos os pontos que compõem uma função através de dois eixos perpendiculares.
-
Sem comentários:
Enviar um comentário