Traduzir

domingo, 4 de maio de 2014

Nunca diga aos seus filhos que a Matemática é um bicho Papão!!!


Dicas para ter sucesso com a Matemática:

  • Nunca conte aos seus filhos o insucesso que teve com a Matemática quando estudava.
  • Tente motivar os seus filhos juntando a brincadeira com matemática.
  • A matemática esta em toda a parte, até nos sítios em que possamos imaginar.
  • A principal dica é saber a tabuada na ponta da língua. 
  • Saber fazer contas a mão é o principio de sucesso com a Matemática.
  • A maquina de calcular é só um instrumento que nos ajuda a sermos mais rápidos mas se não tivermos bases podemos assassinar a matemática.
  • Todos nós somos diferentes e por isso, temos maneiras diferentes de estudar e de apreender. Por exemplo: existem alunos que ao mínimo de barulho ficam distraídos e desorientados e não conseguem estudar. Outros, por estranho que pareça procuram ruídos, música e companhia de pessoas por isso, se o seu filho gostar de estudar em sítios barulhentos não se oponha mas verifique se o estudo esta a correr bem.
  • A matemática precisa de muito treino e dedicação. Depende depois da agilidade do aluno em resolver exercícios, problemas. 
  • Não se pode nem deve desistir logo ao primeiro erro. Encorajem o seu filho para ultrapassar os obstáculos com mais persistência.
  • Não tenha medo de errar.
  • Errar é humano.
  • Não ocupes todo o teu tempo a estudar, reparte o teu tempo pelas diferentes tarefas que tens de concretizar, sem prejuízo das prioritárias. Deixa algum tempo de lazer para te descontraíres. 
  • Faz pequenos apanhados da matéria e das fórmulas.
  • Estudar Matemática quase sempre é sinónimo de tormento para a maioria das pessoas. Vítima de preconceito, a Matemática é mal vista na escola e aprendê-la parece muitas vezes objectivo inatingível. O fato é que a Matemática atinge extremos: ou ama-se ou odeia-se. No entanto, aprender Matemática pode ser muito mais possível do que se imagina, e ainda, mais que necessário, é essencial para sobrevivência e destaque no mercado de trabalho actualmente.

  • A matemática assim como qualquer matéria deve ser estuda com muita atenção. Uma das melhores metodologias para se aprender a matemática inclui não apenas a memorização das fórmulas, mas sim o entendimento das mesmas. O exercício de brincar com as fórmulas ajudam nesse processo de memorização, como num sistema de estudo individual. 
    Estudar mesmo que não tenha vontade é um dos desafios mais difíceis no começo, mas tudo se torna hábito com o tempo. Uma vez que você começa a estudar pro conta própria, automaticamente vira rotina e você se acostuma. Se é em matemática a sua maior dificuldade, dedique mais horas do seu tempo para estudá-la, não tenha vergonha de pedir ajuda, caso tenha dúvidas e precise recorrer a um professor, faça-o sem ter vergonha.
                                    

  • Matemática é a matéria responsável por ensinar a fazer cálculos, contas e a resolver problemas. Existem muitas áreas na matemática, tal como trigonometria, álgebra, geometria, entre outros. É uma matéria que exige grande concentração e lógica. 
    É uma das matérias com maior índice de reprovação entre os alunos por exigir uma dedicação que muitos alunos não estão acostumados a ter. Mas como qualquer coisa que se desejar, o esforço pode dar bons frutos.

  • "Gostar" e "matemática" parecem duas palavras que não podem estar na mesma frase, a não ser se for uma oração negativa. Desde o início da vida escolar, quanto menos cálculos tiver uma disciplina, mais gostamos dela – a excepção se dá a alunos taxados de génios ou “nerds”. Porém, gostando ou não, a matemática é usada diariamente por qualquer pessoa, mesmo sem ter a percepção de que o está fazendo: você calcula se seu troco está certo, calcula quanto deve pagar da factura do cartão, calcula quanto deve tirar na próxima prova para não pegar recuperação, e a lista continua. Apesar de gostar de algo ser subjectivo e algo muito dependente de sua trajectória escolar, é possível pedagogicamente que a matemática e qualquer outra matéria fique menos chata caso você pare para pensar: a matemática foi e é sempre a mesma, o que muda é a abordagem a ela.










2 comentários:

  1. Acho que um dia vais conseguir convencer me que a matemática é realmente divertida e quem sabe te peça umas dicas.

    ResponderEliminar