Traduzir

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dicas para aprender matemática





O processo de aprendizagem da matemática é um grande desafio para muitos alunos e, consequentemente, seus pais ou responsáveis. Saber certos factores sobre isto e como eles podem influenciar no sucesso e fracasso dos estudos fará toda a diferença para o aluno. Alguns hábitos mantidos na infância podem influenciar a vida adulta e sua relação com os números de forma impressionante.

5 factos sobre aprender matemática que você precisa saber:

 1. Crianças e matemática

Muitos se sentem perfeitamente confortáveis com letras, palavras e frases, e as compartilham com as crianças desde muito cedo, seja em leituras na hora de dormir, ou em letras de música para descontracção. Poucos, porém, conversam e incentivam o convívio com os números desde a infância, o que pode explicar o “susto” que as crianças levam quando começam a lidar com eles durante o ensino básico. Diversas pesquisas mostram que esse tipo de interacção, da criança com os números em casa, é um grande factor de previsão do sucesso do estudante em matemática.

 2. Interesse na matéria

Como em um ciclo vicioso, a falta de convívio com a matemática leva a dificuldades maiores no período escolar e consequentes frustrações e falta de interesse. Um estudo acompanhou cerca de 270 estudantes durante o primeiro ano do ensino fundamental e mostrou que depois de certo tempo os alunos já não enxergavam a matemática como de tanta importância quanto antes e que estavam menos engajados e persistentes em seus esforços para entender a matéria do que nos períodos anteriores.

 3. Meninas e matemática

O psicólogo social e autor do livro Whistling Vivaldi and Other Clues to How Stereotypes Affect Us, Claude M. Steele, explica que as meninas não são, necessariamente, desinteressadas em ciências e matemática, mas que o problema está no fato de elas serem desencorajadas em seguir seus interesses porque o estereótipo de que meninas não são boas em exatas persiste.

 4. Ansiedade

Quando alguém experimenta ansiedade por ver números em uma página, o cérebro experimenta a mesma estimulação que teria ao ver uma cobra ou aranha, por exemplo. A ansiedade ou medo da matemática é real e não deve ser ignorada. Existem exercícios específicos que podem reduzir o nervosismo e ajudar os alunos a se concentrar ao invés de sentir medo.

 5. Imaginação

Cada vez mais pesquisas mostram que pensar nos conceitos matemáticos a partir de imagens tridimensionais pode ajudar os alunos a exercitar seu raciocínio espacial, e consequentemente, melhorar seus resultados em matérias como matemática, química e física.


Sem comentários:

Enviar um comentário